Como limpar tapetes?

Você sabe qual e como é a melhor forma de limpar um tapete? Para Marcelo Magela, gerente de tapetes da Lider Interiores, a lavagem correta de carpetes e tapetes é um dos fatores mais importantes para prolongar a vida útil das peças. Ele explica que a limpeza deve ser diária e sem uso de vassouras de piaçaba “elas podem abrir a ponta dos fios, diminuindo a durabilidade e afetando a aparência do tapete”, afirma. Porque além disso, para preservar a cor dos tapetes coloridos, é importante tomar alguns cuidados, como não usar sabão e também produtos químicos pesados. “Nesses casos, se possível lavar a seco e deixar secando à sombra”. A dica do profissional para conferir se o tapete já está seco, é olhar na base e não nos fios da peça.

Mas afinal, como é a lavagem correta?

Confira o passo a passo:

Passo 1.

Passe aspirador diariamente para retirar a poeira, areia e terra. A gordura e o pó tendem a deformar a trama.

Passo 2.

Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com uma pano (sem esfregar) de fora para dentro. Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder. Complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro (para roupa fina). Repita este procedimento várias vezes, sempre de fora para dentro, e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo.

Passo 3.

As manchas devem ser retiradas na hora em que ocorreram, pois sairão com mais facilidade. Após os procedimentos iniciais de limpeza, assim que a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue com um pano seco ou um secador de cabelos, em temperatura média. Quando estiver seco, escove suavemente os pêlos da área tratada, para recolóca-los na posição original. Obs.: se o tapete estiver sujo, o idela é lavar a peça toda, do contrário, a parte recem lavada ganhará destaque.

Passo 4.

Você pode optar pelos produtos de limpeza a seco, ideais para eliminar manchas recentes. Eles são eficazes contra gordura, óleo, manteiga e molhos sem corantes. Para obter bons resultados, aplique-os até três horas após a produção da mancha. Espere algumas horas e escove o tapete.

Passo 5.

Os produtos líquidos para limpeza de tapetes devem ser usados com uma esponja absorvente. Eles são indicados para manchas mais antigas ou difíceis de eliminar.

Passo 6.

Outra opção é fazer um tratamento suave, aplicando com uma esponja um sabão neutro com algumas gotas de amoníaco. Depois escove e passe o aspirador dos dois lados do tapete.

Para finalizar, Marcelo Magela faz uma ressalva: mesmo que o tapete não esteja sujo, numa faxina, retire o tapete e deixe por algumas horas ao ar livre, o tapete e o piso onde ele estava precisa respirar.

Fonte: http://www.liderinteriores.com.br/blog/como-limpar-tapete/

Share